O natural

12-02-2024

Naturalidade. A melhor forma de ilustrar o natural e original é a natureza, que sempre me despertou muita interesse, pois sinto que aqui tudo está certo, a fluir como deveria...sem intervenção humana. 

Na verdade, todos os lugares que têm pouca ou nenhuma intervenção humana sempre me interessaram. Podia passar horas a observar os pormenores e ouvir todos os barulhos que vêm da natureza. 

Há uma naturalidade e tranquilidade que são transmitidas e me provocam o efeito calmante e pensativo que, muitas vezes, na vida urbana (repleta de barulhos ensurdecedores e agitados) procuro sem sucesso. A verdade é que a intervenção humana e todas as suas invenções trouxeram inúmeras vantagens que, se quisesse, poderia enumerar aqui. No entanto, tirou-nos algumas das coisas mais importantes na vida: a empatia, a calma, o ouvir, o olhar para o outro, pensar e respirar. 

A loucura e movimentação da cidade tornou-nos frios, distantes e extremamente preocupados em cumprir tarefas atempadamente e, principalmente, rapidamente. A cidade está repleta de estímulos externos que nos fazem esquecer daquilo que realmente é importante: refletir. 

A rapidez com que tudo acontece, as rotinas e os barulhos deixam-me demasiado ocupada para me preocupar com os detalhes. Mas são eles que fazem a diferença.


Maria Manuel Branco

"Se vamos apressad@s para chegar ao fim do nosso caminho, não vamos ter tempo de reparar nas flores que nos rodeiam durante esse percurso."
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora